17/02/2015

Terça do Top #1

5 Livros Que Mexeram Comigo



É isso mesmo gente ... Hoje estamos dando início a uma nova coluna no blog, a Terça do Top!


 O assunto escolhido foram os  livros que mais mexaram comigo , aqueles que me marcaram , ensinaram alguma coisa .

A história nos proporciona observar várias situações por óticas diferentes, pelo fato do A amanhecer cada dia em um novo corpo  .
A escrita , por si só , já é fantastica  . 
Porém Todo Dia é mais do que uma escrita perfeita , é uma mistura de sentimentos ... Eu ia lendo tudo que o A passava , e parecia que era meus  , não mais o do personagem . O autor, simplesmente , conseguiu que as suas palavras e emoções  se transformassem nas minhas  !
Tanto que chegava momentos que tinha que parar de ler , fechar o livro para tentar absorver o turbilhão de emoções no qual meu coração se encontrava !!





Acho que esse livro mudou diversos conceitos que eu levava pra a vida ...
Nos faz repensar muitas coisas que fazemos , julgamos ! Que as pessoas são muito mais que mostram !!
Que é possivel sim ter uma história de amor sem um eu te amo , sem um beijo e que um relacionamento é de ações , palavras , afeto .. Me transmitiu um amor que não vemos em qualquer lugar ..
Na hora em que o fechei , acho que fiquei uns 10 minutos chorando ! Pelo fato de ter me despertado tantos sentimentos , uma mistura de tanta coisa ... e o acumulo daquilo tudo teria  sair de alguma forma ,claro , e a maneira que encontraram foi o choro .
Me despertou uma gama imensa de sensações !




Um Dia também mecheu muito comigo ... 
Tanto porque eu admirei demais a maneira que o David desenvolveu a história ; Cada capítulo são separados por um ano de diferança . Porém em nenhum momento eu senti essa ruptura ... O livro foi muito bem entrelaçado , muito bem construído .  Você consegue observar todas as mudanças que ocorreram naquele espaço de tempo !
Porém mais do que admiro sua escrita, admiro a história que ele criou; admiro o enredo que  nos proporciona ...
 Me fez observar  os encontros e desencontros; momentos que estão extremamente próximos e também aqueles que não aguentam olhar pro outro  ; momentos ,  que mesmo amigos,  não se vêem , por contradições da vida  . Eu vi uma vida se passando na minha frente !
Me fez refletir que tem horas que pessoas passam por nossas vidas que não nos imaginamos vivendo sem elas ... E de repente passa um tempo e nos perguntamos como pessoas tão especiais , de uma hora para outra , se tornam completamente estranhas ... 
Enfim, AMO muito !!



Esse livro me mostrou o valor de se fazer uma promessa e cumprir ...
Depois de 4 meses de casados , Krickitt sofre um acidente e simplesmente apaga o Kim da sua vida ... não  lembrava do relacionamento que tinham; do seu casamento ; não lembrava que ele existia ...
Eles tiveram , cada um do seu modo , que conhecer o outro ... Ela se lembrar do kim ; Ele conhecer a nova essência da Kricket , pois junto com a memórias que ela carregava ,  perdeu um pouco do que era .
  Porém, o que mais gostei , foi  o fato de  ter tirado forças para  superar esta horrível situação , do voto que tinha feito , ele lembrou de ter  prometido ama-la nos bons e maus momentos; ficar com ela em qualquer problema! Mesmo enfrentando o Inferno continuou ali  . 
Esse livro  me marcou demais ; me ensinou o que é estar comprometido com alguém , amar sem se importar com as dificuldades !



Esse livro traz uma triste realidade ! Conta a história de um personagem
que cresceu sendo discriminado , cresceu diferenciado da sociedade , e acabou se tornando um serial killer ...
Nos relata diversos dados reais , sobre a desigualdade no Brasil , a realidade de quem vive  a margem da sociedade ... E isso me chocou muito ! 
Ter de enxergar uma realidade que não vivo , foi muito impactante . Realmente parei para refletir muita coisa , porém claro que nada justifica o fato de matar as pessoas ! Mais torna fácil entender como as pessoas perdem a si mesmo , têm a alma machucada, pelo resto da vida ,de acordo com o meio que viveram. 
Me tirou da minha zona de conforto , claro ! Porém também causou mudanças nas minhas atitudes  me fez refletir o modo como trato os outros ,   que às vezes , um simples ato de bondade e carinho faz toda diferença . Me deu uma vontade de procurar fazer a minha parte, nem que seja , com pequenos atos...
Sei que isso pode estar parecendo algo fantasioso , mas pelo menos é alguma coisa , diferente de ficar sentada aceitando o estado que anda a sociedade.



Esse foram os livros que mais mexeram comigo ... Mas agora quero saber o de vocês ????


                                                          

                                                                                   


6 comentários:

  1. "Todo dia" e " Como Eu Era Antes de Você" me renderam ressacas literárias cruéis. Assim como você, precisava de pausas para assimilar todo o turbilhão de emoções que a leitura despertava. São meus livros de cabeceira. "Um Dia", só vi o filme, e chorei tanto que não consegui mais nem pensar em ler o livro. Basta sofrer uma vez só...rs. Os outros dois não li, mas estando nesta lista, em que me identifiquei profundamente me deixou curiosa.

    cafeecomletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sou completamente malluquinha , mas amo livros que me trazem essas ressacas !
      Bjo

      Excluir
  2. Olá Tati,
    Tudo Bem?
    Espero que sim...

    Nossa, grandes livros para grandes emoções. Todos entraram para a minha lista, ainda não li nenhum.
    Beijoos,

    http://isaaczedecc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatiane,
    Dos livros citados só li Para Sempre, é um livro tão incrível e profundo, não sei se teria suportado o que eles passou. Infelizmente foi adaptado para o cinema é muita coisa importante foi cortada, talvez por ter lido não consegui sentir o amor deles tão forte quanto é no livro, mesmo assim é um bom filme.

    Bjs flor,
    Jéssica Rodrigues
    www.coracaoleitor.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, Tatiane! A história do "A" e a história escrita pela Jojo são as que mais me deixam curiosa, não que as outra não parecem boas, mas essas em especial parecem melhores.
    Bjus
    Letras & Versos

    ResponderExcluir