10/07/2013

Resenha : A Misteriosa Sociedade Benedict

Oi galera!!!!
Tudo bem com vcs?!
Hoje eu lhes apresentarei um livro que realmente me conquistou: A Misteriosa Sociedade Benedict! Ele é o primeiro volume da trilogia  escrita pelo estadunidense Trenton Lee Stewart, e esse é o seu primeiro romance dedicado aos jovens, publicado aqui pela editora Galera.
Quando eu disse que o livro é dedicado aos jovens, não foi da boca pra fora. Ele é realmente dedicado aos jovens. Às crianças, para ser ainda mais específico. Falarei sobre isso mais tarde, mas adianto que se todos pensassem como T. L. S., eu seria ainda mais feliz.
Vamos à história. Bem, o que é “A Misteriosa Sociedade Benedict”? É a“gangue”, por assim dizer, composta por Reynie Muldoon, nosso protagonista, Sticky WashingtonKate Tempotodo e Constance Contraire. Todos esses são crianças que têm algumas coisas em comum: de alguma forma, elas são sozinhas; sejam orfãs, sejam crianças com pais negligentes, que não dão a mínima atenção para seus filhos… Enfim, de uma forma ou de outra, são não têm praticamente ninguém. Elas também são extremamente inteligentes, mas cada uma a seu modo.
Reynie, por exemplo, é aquele tipo de aluno perspicaz, que se esforça ao máximo e sempre obtém resultados exemplares. Sticky, por outro lado, é aquele aluno desgraçadamente inteligente, que lê a matéria da prova em cinco minutos e tira uma nota simplesmente perfeita. (No entanto, eles não são daquele tipo de cdfs extremamente irritantes. Dá muito inveja, ah, isso sim, haha, mas não irrita). Kate é extremamente ágil, habilidosa. Consegue pensar muito rápido e tem um sangue extremamente frio. Constance… Ah…  A Constance… Ela deve ser inteligente também, afinal, mesmo que de maneiras diferentes, todos eles são. Mas é um inteligência bem… excêntrica, para ser bastante simples. Brincadeirinha. Ela é especial. Todos são, na verdade. Especiais e únicos.
As vidas desses personagens se cruzam quando eles encontram um anúncio na área de classificados do jornal de Stonetown direcionado a crianças geniais que estão à procura de oportunidades especiais e decidem buscar por mais informações. Acabam fazendo várias provas, e todos  conseguem passar, embora que por meios diferentes. Enquanto um enxerga a questão em sua forma superficial e tem o conhecimento suficiente de obter a resposta, o outro vê a charada implícita e acaba burlando o que seriam os meios tradicionais de respondê-la, por exemplo.
Esses diferentes pontos de vista fazem deles companheiros ideais uns para os outros, e os tornam perfeitos para trabalhar em uma missão extremamente perigosa.
Depois de testados e aprovados, eles conhecem o senhor Benedict, descobrem que todo o mundo está correndo um grande perigo e que é neles que as esperanças daquele homem de evitar esse mal estão depositadas. Eles são enviados em um missão, e vão parar na casa do inimigo, onde desempenham o papel de verdadeiros agentes secretos. Basicamente, eles só têm que salvar o mundo. Algo bem simples, né? Ainda mais se você considerar que a maioria deles tem aproximadamente onze anos!
… a única razão para nos colocar em perigo é acreditar que estaríamos em perigo ainda maior se isto não for feito.
Eu não vou dizer qual é esse grande perigo, mas adianto que gostei bastante da ideia, achei palpável e interessante… Até posso dizer que é um pouquinho impressionante e nos leva a refletir sobre nossos medos e até onde iríamos pela verdade.
Trenton Lee Stewart ganhou meu respeito incondicional. Por quê? Ele simplesmente deu às crianças o valor que elas merecem. Simples assim. Ele não as menospreza  e mostra que, cada uma a sua maneira, é especial. Li em algum lugar que a ideia para que ele escrevesse a série veio de sua crença de que as crianças são frequentemente vistas, raramente ouvidas e sempre subestimadas. E sejamos francos: é a mais pura verdade, haha…
Quem quer ação, vai ficar um pouco decepcionado. O foco da trama é mesmo as descobertas das crianças, sempre com direito a muitas reflexões da parte de Reynie. Ainda assim, a leitura flui bastante bem, e as quase quatrocentas páginas do livro podem ser lidas rapidamente. A narrativa é em terceira pessoa, algo que gostei bastante. Porque, cá entre nós, quem é que aguentaria ver tudo do ponto de vista de um gênio? Hein?!    
É isso espero que tenha gostado do mundo da Misteriosa Sociedade Benedict , como eu .
                                    
                                             
                                       

3 comentários:

  1. Tati é maravilhoso... acompanhar as aventuras das crianças é simplesmente incrível amei esse livro... bjus gatona da tia seu blog está muito lgl

    ResponderExcluir
  2. Nossa que livro interessante, e concordo também plenamente com a frase "[...] as crianças são frequentemente vistas, raramente ouvidas e sempre subestimadas. "

    Acredito que, sim, deve ser um livro bem legal para jovens lerem e por que não alguns adultos?

    Sinta-se convidada
    http://umpouco-demundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que história mais interessante!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir